PELD Campos Rupestres

Investigando a chegada de uma nova espécie nos campos rupestres da Serra do Cipó

O projeto realizado pelo Laboratório de Interação Planta–Animal (LIPA), coordenado pelo professor Ricardo Ildefonso Campos, busca compreender os efeitos da árvore Cecropia pachystachya, uma espécie pioneira e de crescimento rápido que se estabeleceu nos campos rupestres após o asfaltamento da MG-10, há cerca de 50 anos. A pesquisa investiga como essa recém-chegada alterou o solo, a vegetação e a fauna desse ecossistema.

O experimento envolve uma colaboração entre diferentes pesquisadores e laboratórios, integrando trabalhos de mestrado e iniciação científica conduzidos na Reserva Vellozia, na Serra do Cipó, em Minas Gerais.

Esse estudo faz parte do PELD – Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, coordenado pelo professor Federico de Siqueira Neves (UFMG), do Laboratório de Ecologia de Insetos, e também conta com a colaboração do Laboratório de Ecologia Evolutiva, coordenado pelo professor Geraldo Wilson Fernandes (UFMG). Juntos, esses grupos desenvolvem pesquisas contínuas na região para compreender a dinâmica e a conservação dos campos rupestres.