INTRODUÇÃO A SEÇÃO PERGUNTAS FREQUENTES:

Bem-vindo ao programa de Pós-graduação em Ecologia (PPG-Eco) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Esta seção foi elaborada com o objetivo de prover aos estudantes, calouros ou veteranos da PPG-Eco UFV, informações básicas acerca dos direitos, responsabilidades e deveres dos alunos da PPG-Eco. Nesse material você entenderá o funcionamento básico do PPG-Eco, obtendo informações acerca de matrícula em disciplinas, exigências dos cursos de mestrado e doutorado, bolsa estudantil, defesa de dissertações, qualificações e teses, entre várias outras informações importantes. Mas atenção, os documentos oficiais Regimento Interno da UFV e o Regimento Interno do PPG-Ecologia são superiores a este manual e devem ser consultados para informações mais detalhadas e oficiais.

1. Os sistemas de acesso online:

AcadêmicoPG: Sistema utilizado para realizar a gestão dos programas de Pós-Graduação pelos gestores, alunos e professores.

Função: Este sistema foi desenvolvido para gerenciar as funcionalidades acadêmicas do estudante de pós-graduação, relacionadas à comissão orientadora, linha de pesquisa e banca de dissertação/tese e qualificação. Existem também disponíveis, outras funcionalidades, como: consulta às disciplinas oferecidas, dados pessoais do estudante, formação acadêmica, histórico escolar e projeto de pesquisa. Além disso, neste sistema o estudante acompanha e edita questões relacionadas a seu plano de estudo, que é um instrumento para planejamento de todas as atividades curriculares do estudante. Desde a entrada do aluno na Pós-graduação da UFV, esse plano de estudo deve ser elaborado para todo o curso.  O acesso ao AcademicoPG deve ser realizado pelo portal da UFV (https://www3.dti.ufv.br/academico/). Para isso, basta preencher a matrícula e senha da UFV na tela de login.

IMPORTANTE: informações detalhadas acerca de como funciona e para que serve o Plano de estudo no Acadêmico PG estão disponíveis na pergunta 4.3 dessa seção de perguntas frequentes.

IMPORTANTE 2: Para mais informações e instruções completas acerca das funções disponíveis no AcademicoPG favor acesse:

Manual 1 – Apresentação – academicoPG

Sapiens: O Sistema de Apoio ao Ensino da UFV – Sapiens, é uma ferramenta muito importante que vai acompanhar a sua vida acadêmica na UFV. Ele é utilizado no auxílio à gestão de informações acerca de todos os estudantes da UFV.

Função: O sistema de acesso Sapiens é utilizado para solicitação, acompanhamento e  acerto de matrícula nos períodos letivos. Ele possibilita o acesso ao seu histórico, às disciplinas matriculadas, notas, dentre muitas outras informações. O Sapiens é conhecido como “a área do aluno” e é aqui que o estudante pode acompanhar em quais disciplinas ele está de fato matriculado. As ações mais importantes que os alunos devem realizar no Sapiens em todos os semestres são a solicitação e acerto de matrícula em seus períodos letivos. Para mais informações e instruções completas de como utilizar a Sapiens acesse o vídeo tutorial: https://youtu.be/rBdPpVYy85k

PVAnet Moodle: É o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFV e é utilizado para apoiar as aulas presenciais e a distância da instituição. 

Função: é um sistema onde o estudante e o professor têm acesso às disciplinas matriculadas no semestre. Por meio dele o professor pode enviar tarefas e materiais aos estudantes e os estudantes podem entregar tarefas e discutir temas em fóruns dentro dos tópicos das disciplinas. No PVANet moodle, você poderá também utilizar ferramentas de interação e comunicação, como fóruns, e-mails e notícias. Além disso, é no AVA que você irá realizar as avaliações on-line, fazer a entrega dos trabalhos das disciplinas e participar de debates sobre temas propostos pelos seus professores.

Para acessar o PVANet Moodle, clique aqui: https://ava.ufv.br/login/index.php . Utilize como “Identificação” o seu CPF ou e-mail. A sua senha será a mesma de todos os sistemas da UFV.

Para conhecer um pouco mais sobre este sistema, assista à videoaula sobre Visão Geral do PVANET Moodle acesse: https://youtu.be/isc7enjHprMlogo-pvanet

2. Comissão da Pós Graduação:

O PPGEco UFV possui uma comissão que gerencia e coordena todos os processos necessários para o funcionamento do programa. Essa comissão é composta pelo:

  • Coordenador do PPG-Eco: Prof. Dr. Ricardo Ildefonso de Campos
  • Assistente em Administração do PPG-Eco: Letícia Calçado de Carvalho
  • Comissão Coordenadora: Prof. Dr..Ricardo Ildefonso de Campos, Prof. Dr. Ricardo Solar, Prof. Dr. Lucas Paolucci, Prof. Dr. João Paulo de Araújo e os representantes discentes André Araújo da Paz e Gabriela Zorzal Neves.

São funções da comissão coordenadora:

Definir e coordenar ações relacionadas às disciplinas da área de concentração, para posterior aprovação dos órgãos competentes; estabelecer requisitos específicos do programa; indicar os professores orientadores do programa; organizar instruções, normas, planos ou projetos relativos ao programa e submetê-los à apreciação dos órgãos competentes; selecionar candidatos qualificados para admissão no programa, bem como propor ou opinar a exclusão por motivos acadêmicos ou disciplinares; estabelecer normas para funcionamento de Seminário; aprovar Comissões Orientadoras;  indicar candidatos a bolsas de estudo; apreciar e propor convênios ou ajustes de cooperação de caráter acadêmico ou financeiro, para suporte ou desenvolvimento do programa; receber, apreciar, deliberar e encaminhar, se necessário, sugestões, reclamações, representações ou recursos, de estudantes ou professores, sobre qualquer assunto de natureza didático-científica, pertinentes ao programa; indicar ao Conselho de Pós-Graduação os candidatos em condições de receber títulos de pós-graduação; e  atuar como órgão informativo e consultivo do Conselho de Pós-Graduação (Para detalhamento completo ver (Regimento geral da pós graduação da UFV).

São atribuições específicas do Coordenador:

Convocar e presidir as reuniões da Comissão Coordenadora do programa; assinar, quando necessário, processos ou documentos submetidos ao julgamento da Comissão Coordenadora; encaminhar os processos e deliberações da Comissão Coordenadora às autoridades competentes; exercer a orientação pedagógica dos estudantes do programa, subsidiariamente ao Orientador; aprovar os Planos de Estudos dos estudantes do programa; promover entendimentos, com a finalidade de obter recursos humanos e materiais para suporte do desenvolvimento do programa; representar o programa no Conselho de Pós-Graduação, como membro nato; indicar a constituição das bancas para defesa de tese e para o exame de qualificação, a serem designadas pelo Presidente do Conselho de Pós-Graduação.

3. Solicitação de e-mail institucional e número de matrícula:

Antes de solicitar o e-mail institucional você deve estar com a matrícula efetivada pela coordenação do programa. Para ter/saber seu número de matrícula é necessário acessar o Guardião (https://www.guardiao.ufv.br/). O Guardião é um sistema de autenticação e autorização de usuários do PPG-Eco. Através dele você terá duas possibilidades: acessar o sistema e recuperar senha de acesso. É através do Guardião que você poderá criar (e posteriormente alterar) sua senha de acesso aos outros sistemas como o Sapiens, PVA-Net moodle e AcadêmicoPG) (Ver pergunta 1). Com a matrícula efetivada e com o número de matrícula em mãos, você já poderá solicitar o e-mail institucional. Esse e-mail é o canal oficial de comunicação entre a Universidade e o aluno e além disso possibilitará o acesso ao google drive, google agenda e google meets, sendo esse último o canal oficial para as videoconferências de aulas, seminários, reuniões e etc. Para solicitar o e-mail institucional basta enviar um e-mail para dti@ufv.br com seus dados (nome completo e número de matrícula). A senha inicial do seu email é formada pelos 8 (oito) primeiros números do seu CPF, para alterá-la acesse gsuite.ufv.br

4. Exigências básicas para o mestrado e doutorado:

Somente estará apto a submeter-se à defesa de dissertação ou tese o estudante que tiver cumprido todas as exigências estabelecidas no Regimento Interno do Programa, que são:

  1. Cumprido a exigência de língua estrangeira (ver seção 4 abaixo);
  2. Estar com o projeto de pesquisa devidamente aprovado e registrado no sistema SISPPG da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ver seção 9 abaixo);
  3. Concluído todas as disciplinas exigidas em seu plano de estudos, e estar matriculado apenas na(s) disciplina(s) Pesquisa e Seminário (ver seção 5 abaixo) ;
  4. Entregue ao orientador os dados originais obtidos durante a execução do seu projeto de pesquisa, com as anotações e os arquivos editáveis.

O estudante de Mestrado deve cumprir no mínimo 12 créditos e o estudante de Doutorado deve cumprir no mínimo 24 créditos. O estudante de Mestrado deve integralizar seus créditos até o final do 3º período letivo (início do segundo ano), com rendimento acumulado igual ou superior a 75,0. O estudante de Doutorado deve integralizar seus créditos até o final do 4º período letivo (final do segundo ano), com rendimento acumulado igual ou superior a 75,0.

Obs: A Comissão Orientadora do estudante poderá exigir o cumprimento de créditos complementares ao mínimo exigido, respeitados os limites de 24 créditos para o Mestrado e 36 para o Doutorado.

O plano de estudos é um instrumento para planejamento de atividades acadêmicas (principalmente as disciplinas) que deve ser elaborado pelo aluno de PPG para todo o seu curso. A elaboração do Plano de Estudos é de responsabilidade do estudante que deve acompanhar sua tramitação no sistema. É importante salientar que o plano de estudos não garante a matrícula do aluno nas disciplinas e por isso, após a sua elaboração e aprovação, o aluno deve confirmar se a matrícula foi de fato confirmada via Sapiens no período definido para tal (favor verificar o calendário escolar da pós-graduação de cada semestre: http://www.res.ufv.br/?page_id=275). Outra informação importante é que a listagem de disciplinas disponíveis no Acadêmico PG, não garante que aquelas disciplinas listadas serão de fato oferecidas. Assim, durante a(s) primeira(s) semana(s) de aula, haverá o período de ajuste de matrícula e é nesse período que o aluno deve se certificar que a disciplina incluída no plano de estudos está também presente no seu sistema Sapiens e aí sim essa disciplina poderá ser cursada. Ao contrário, caso a disciplina que aluno está de fato cursando não esteja no Plano de Estudos, será preciso contactar a secretaria para auxiliar na matrícula da disciplina não incluída no Plano (isso também é feito no período de acerto de matrícula). Caso alguma disciplina incluída no Plano de Estudos seja cancelada no período de ajuste de matrícula, deve-se posteriormente ao período de ajuste de matrícula, corrigir e validar o Plano de Estudos para ajustar todas as inclusões ou exclusões não previstas no mesmo. Revisões e ajustes do Plano de Estudos são válidas para os semestres que ainda não ocorreram, e devem ser aprovadas nas referidas instâncias conforme as instruções abaixo:

Para fazer o plano de estudo entre no sistema AcadêmicoPG com o seu login e senha da UFV seguindo as seguintes instruções:

  1. O Plano de Estudos deverá ser realizado juntamente com o orientador, preferencialmente do meio para o final do primeiro semestre letivo (ver a pergunta sobre aproveitamento de disciplinas para exceções) e revisto todo semestre para eventuais ajustes. O estudante deverá ficar atento aos prazos para elaboração do plano de estudos, para efeito de sua posterior matrícula nas disciplinas desejadas.
  2. O Plano de Estudos deverá contemplar todo o período do curso (4 semestres para mestrado e 8 semestres para doutorado).
  3. O estudante deverá:
    ‐ cumprir o número mínimo de créditos de acordo com o regimento para mestrado ou doutorado;
    ‐ incluir no plano de estudos a disciplina BIO 799 – PESQUISA em todos os semestres;
    ‐ incluir a disciplina BIO 798 – SEMINÁRIOS EM ECOLOGIA (3 semestres para mestrado, 4 semestres para doutorado – não é necessário que sejam semestres consecutivos);
    – para doutorado, incluir exame de qualificação conforme prazos e normas do PPGECO (ver regimento interno do PPG-Eco);
  4. Estudantes com bolsa da CAPES, nível doutorado, devem cursar dois semestres de Estágios em Ensino (permitido aproveitar um Estágio do mestrado, caso tenha feito).
  5. Depois de terminado o Plano de Estudos, o estudante deve conferir as informações e aprovar o plano para que o sistema encaminhe ao orientador. Ficar atento às disciplinas de língua inglesa, ou disciplinas cursadas anteriormente como estudante não vinculado (ver pergunta sobre aproveitamento de disciplinas).
  6. A ordem das instâncias de aprovação são: estudante, orientador, coordenador do programa e PPG (Pró-reitoria de Pós-Graduação). O estudante deve acompanhar o processo ao longo da(s) semana(s) para verificar se a tramitação está em andamento ou se é necessário fazer correções.
  7. O Plano de Estudos não implica em matrícula automática. É necessário efetivar a matrícula no Sistema Sapiens, quando for a época (conferir sempre no calendário escolar).
  8. A listagem de disciplinas disponíveis no Acadêmico PG, não garante que aquelas disciplinas listadas serão de fato oferecidas. Assim, os alunos devem ficar atentos à divulgação das reais disciplinas oferecidas que será feita pela secretaria do PPG-Eco no início de cada semestre letivo.
  9. Aproveitamento de disciplinas requer que esta disciplina seja declarada como Aproveitamento (existe este item no AcadêmicoPG), no processo de preenchimento do Plano de Estudos.
  10. Semestres de final 0 (2020/0 ou 2021/0) se referem a semestres com disciplinas de verão e raramente serão incluídas. Períodos de verão são anunciados com antecedência pela UFV.

    IMPORTANTE: Ao longo do curso, pode surgir a oportunidade de fazer uma disciplina que não tenha sido incluída no plano de estudos. Neste caso, a matrícula pode ser feita via Sapiens durante o período de ajuste de matrícula, sem incluir no plano de estudos naquele momento. Caso o próprio aluno não consiga fazer a matrícula no Sapiens por impedimentos do sistema, basta contactar a secretaria PPG-Eco que a mesma vai te para auxiliar a realizar matrícula. Em seguida, ao final do semestre letivo, quando o plano de estudos estiver novamente aberto para edição, deve-se validar o plano para que esta disciplina seja incluída.

Se caso, ao acessar o Acadêmico-PG, o seu plano de estudos aprovado estiver com o Status Inválido e com códigos como MNP (Disciplina matriculada e não planejada) ou similar, você pode resolver isso seguindo os passos abaixo:

Procedimento para validação do Plano de estudos:

  1. No Acadêmico-PG, entrar em Plano de Estudos/Elaboração
  2. Fazer os ajustes necessários/desejados nos semestres por vir: em ‘’editar’’
  3. Clicar em Validar
  4. Clicar em Encaminhar processo

Ao completar 18 meses de Mestrado ou 42 meses de Doutorado, o estudante deverá entregar à Secretaria do PPG-Eco a versão definitiva do plano de estudos e marcar a data provável de defesa de sua dissertação ou tese. O Mestrado e o Doutorado terão duração de dois e quatro anos contados a partir da data da admissão e nessa data e defesa deve ser realizada.

Excepcionalmente, por recomendação do Orientador e com a aprovação da Comissão Coordenadora, o CTP poderá conceder a extensão do prazo, observados os seguintes requisitos:
a) se solicitada por estudante que tenha completado todos os requisitos do Programa, exceto a apresentação ou defesa da dissertação ou tese;
b) se o pedido formulado pelo estudante, devidamente justificado, estiver acompanhado dos seguintes comprovantes: documento de aprovação do projeto de pesquisa pelos órgãos competentes; documento de recomendação do Orientador, no qual deverá ser registrado o estágio de desenvolvimento da pesquisa e o notado empenho do estudante em completar o trabalho no prazo previsto no pedido de extensão; e documento de aprovação da Comissão Coordenadora.
Mesmo obtendo essa extensão de praza descrita acima, o prazo máximo de defesa de dissertação e tese de 3 anos para mestrado e 5 anos para o doutorado.

Para adentrar nos cursos de mestrado ou doutorado do PPG-Eco não é necessário ter certificação em língua estrangeira, porém, um dos processos para seleção de admissão no programa pode contar com a realização de uma etapa em inglês. Já dentro do programa, existe uma exigência para proficiência em língua estrangeira, onde para satisfazer tal exigência, conforme estabelecido pelo Regimento Interno do Programa, o estudante terá que cumprir um dos exames de proficiência em língua inglesa aceitos pela PPG-Eco, cuja relação está disponível no link a seguir: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Será preciso, em um prazo de dois anos após a matrícula, apresentar um dos exames listados no link acima. Após aprovação no exame de proficiência escolhido pelo discente e aceito pela PPG, o discente deverá iniciar o processo para formalizar a proficiência. Para isso, faz-se necessário o preenchimento do formulário 6A, Ofício do estudante, plano de estudos validado (com a proficiência incluída) e certificado de comprovação do exame. Os referidos documentos deverão ser entregues à secretária do PPG-Eco.

Os seminários (disciplina BIO798 – Seminários em Ecologia) semanais foram substituídos por um mini-workshop por semestre com datas fixas (realizados sempre no início de Maio e Outubro). O objetivo desse mini-workshop é revisar e discutir os projetos e artigos em andamentos dos discentes da PPG-Ecologia. Obrigação de cada aluno: nesse mini-worshop, os alunos de Mestrado devem apresentar seminários e submeter manuscritos nos seu 1° e 3° semestres. Já os alunos de doutorado, devem apresentar seminários e submeter manuscritos nos seus três primeiros semestres pares (2°, 4° e 6° período). Essa obrigação acima é válida mesmo para os discentes não matriculados na disciplina de seminários (BIO 798).
Além das apresentações no mini-workshop, cada aluno deverá entregar um trabalho escrito, sendo esse um projeto ou um artigo em andamento dependendo do tempo de entrada na PPG-Eco. Essa parte escrita deverá ser entregue com um mês de antecedência do mini-workshop e será corrigida pelos pós-docs e/ou pelos pesquisadores externos que participarão do mini-workshop. A coordenação do curso e a comissão de eventos, geralmente, informam por meio de e-mail quais alunos deverão apresentar no mini-workshop, assim como os prazos para entrega da parte escrita e os dias do evento. A partir de 2021.2 a realização do mini-workshop será realizada por uma comissão constituída por alunos da pós-graduação em Ecologia.

Todo doutorando do PPG-Eco deverá realizar e obter aprovação no Exame de Qualificação, a ser avaliado por uma banca examinadora. O objetivo do exame de qualificação é avaliar se o estudante possui formação científica condizente com a de um candidato ao título de Doctor Scientiae. O Exame de Qualificação consiste na apresentação de um artigo científico em inglês na área de Biodiversidade e no qual o estudante seja o primeiro autor, publicado, aceito, submetido ou a ser submetido à revista indexada de circulação internacional.
Somente poderá prestar exame de qualificação o estudante que tiver integralizado os créditos previstos em seu Plano de Estudo. O exame de qualificação deverá ser realizado até o final do 30° mês de sua admissão no Programa. O descumprimento do prazo estabelecido implicará em conceito “N” em Pesquisa no semestre, até que o requerimento seja satisfeito ou o discente seja desligado do Programa.

Somente estará apto a submeter-se à defesa de dissertação ou tese o estudante que tiver:
I – cumprido todas as exigências estabelecidas neste Regimento e no Regimento Interno
do Programa (Regimentos | Pós-Graduação Stricto Sensu )
II – cumprido a exigência de língua estrangeira; (Ver item 4)
III – o projeto de pesquisa devidamente aprovado e registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;
IV – concluído todos os créditos exigidos e estar matriculado apenas na(s) disciplina(s) Pesquisa e Seminário, é apresentar um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 75,0 (setenta e cinco inteiros);
V – entregue ao orientador os dados originais obtidos durante a execução do seu projeto de pesquisa, com as anotações e os arquivos editáveis.

A dissertação ou tese será defendida perante uma banca formada por portadores do título de Doutor, sob a presidência do Orientador. A banca de dissertação será designada com, no mínimo, 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes. Será aprovado o candidato que obtiver indicação unânime dos membros da Banca. O candidato que não obtiver aprovação poderá submeter-se a mais uma defesa, a critério da Banca Examinadora, respeitado o prazo máximo estabelecido no Art. 33 do Regimento do programa. Ademais, caso precise de um tempo maior para a defesa, é necessário solicitar à coordenação a extensão do prazo bem como justificar o porquê.

5. Matrícula em disciplinas e Plano de Estudos:

Para cada disciplina dos cursos de mestrado e doutorado é atribuído um número de créditos, unidade de medida que corresponde ao número de horas-aula (prática e/ou teórica) correspondente a cada disciplina. De maneira geral, cada 15h equivale a 1 crédito, então, quanto maior a carga horária da disciplina, mais créditos ela terá. Para integralizar o curso, o aluno deve cumprir o número mínimo de créditos exigidos pelo curso (Ver item 4).
O estudante de doutorado que tem o título de mestre poderá aproveitar até 12 créditos das disciplinas cursadas durante o mestrado. Para o aproveitamento desses créditos, caso o aluno tenha cursado o mestrado na UFV, não é necessário formalizar o processo de aproveitamento, pois ele é automático. Entretanto, o aluno(a) portador do diploma de mestrado e outro instituição, deverá entregar o diploma ao Registro Escolar da UFV e solicitar o aproveitamento via processo.

As disciplinas oferecidas pelos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa apresentam códigos alfanuméricos de identificação. O código de disciplinas é formado por três letras maiúsculas, seguidas de três dígitos. As letras identificam o departamento que ministra a disciplina (por exemplo, a BIO 730 é uma disciplina ofertada pela ecologia e a ENT 654 é uma disciplina ofertada pela entomologia), e os três algarismos indicam o nível em que a disciplina é ministrada (centenas), o grupo de ensino a que pertence (dezenas) e a disciplina específica (unidade). No nível avançado de pós-graduação stricto sensu as disciplinas apresentam códigos de 700 a 799.
Exemplo: BIO 730- Ecologia de Populações 4(3-2) II: trata-se de disciplina oferecida pelo Departamento de Biologia Geral (BIO), em nível de pós-graduação stricto sensu, com quatro créditos, com carga horária de três horas de aulas teóricas e duas horas de aulas práticas por semana. É possível consultar as disciplinas oferecidas no Departamento de Biologia Geral (código BIO) e em outros departamentos, na página do registro escolar.

A oferta de disciplinas compete à coordenação e aos professores associados ao programa. Geralmente, dentro do prazo determinadas no Calendário Acadêmico do Programa de Pós Graduação da UFV (Ver item 12), o Coordenador do PPG-Eco organiza o quadro de disciplinas previstas para o semestre, com informações de horários, professores responsáveis, critérios para matrícula e número de vagas, e divulga aos estudantes por e-mail. É possível que o pedido de matrícula na disciplina ocorra através de contato (via e-mail) com o professor responsável pela disciplina, ou através de contato (via e-mail) com a Secretaria do programa (basta informar o código da disciplina e solicitar matrícula). É importante salientar que muitas vezes, essa lista de disciplinas só será divulgada a poucos dias do início do semestre. Isso ocorre pois alguns professores acabam decidindo oferecer disciplinas nesse período. Finalmente, se atente as sugestões dadas na pergunta 4.3 acima referentes ao Plano de estudo no AcadêmicoPG para solucionar eventuais problemas.

As disciplinas obrigatórias são BIO798 – Seminário e BIO799 – Pesquisa. A disciplina Seminário deve ser cursada em 3 semestres no mestrado e 4 semestres no doutorado. Lembramos que a disciplina Seminários foi transformada no Mini-workshop (veja pergunta 4.7. acima). Já a disciplina Pesquisa é obrigatória em todos os semestres. Ela não possui créditos e tem caráter vinculativo. Ela tem o objetivo de monitorar as atividades de pesquisa dos alunos de PPG. Se o desempenho geral do aluno para com a sua pesquisa for muito ruim, será dado conceito “N” na disciplina Pesquisa. Se o mesmo aluno tirar “N” em Pesquisa por dois semestres ele será automaticamente desligado de seu curso de PPG. Todas as outras disciplinas são optativas e serão divulgadas todo semestre pela coordenação da PPG-Eco (veja pergunta 5.3. acima).

Em cada período letivo o estudante deverá acessar o sistema SAPIENS, no período previsto pelo Calendário Escolar (https://www.res.ufv.br/?page_id=275). Nesse sistemas ele deve renovar a sua matrícula e também solicitar a matrícula nas disciplinas previstas em seu plano de estudo para o período em questão. É imprescindível que o estudante considere as seguintes questões na renovação e solicitação de matrícula semestral na Sapiens:
a) O SAPIENS processa a matrícula apenas dos estudantes que solicitaram a matrícula no período previsto no Calendário Escolar;
b) O processamento de matrícula será feito com base no Plano de Estudos do aluno, com o cumprimento dos pré-requisitos e dos co-requisitos das disciplinas;
c) A falta de renovação de matrícula no SAPIENS no período previsto no Calendário Escolar implicará no abandono do Programa de Pós-graduação e desligamento automático se, na data fixada no Calendário Escolar, o discente não requerer aos competentes o afastamento especial.
Caso não possua plano de estudo (ver item 4), o estudante deverá acessar o SAPIENS, no período previsto pelo Calendário Escolar, efetivar a renovação de matrícula e solicitar matrícula em disciplinas à secretaria do programa, munidos do código da(s) disciplina(s) e considerando o cumprimento da disciplinas obrigatórias para o semestre.

Recomenda-se que no ato da matrícula semestral sejam consideradas as seguintes questões:
– os limites máximos e mínimos de créditos permitidos no curso (vide Regimento da PPG-Eco: Regimento-PPG-Ecologia);
– a compatibilidade de horário de oferta das disciplinas;
– disciplinas obrigatórias e optativas.

Sim, é possível aproveitar créditos de disciplinas cursadas na UFV ou transferir créditos de disciplinas cursadas em outras IE, critério da Comissão Coordenadora.  

As regras gerais para aproveitamento estão contidas no Capítulo  XII do Regimento de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFV (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA).

Para abertura do processo de aproveitamento, deve ser entregue à secretaria os seguintes documentos comprobatórios: Formulário 6A (com assinatura do aluno, orientador e coordenador); Histórico escolar e Plano de estudo com o aproveitamento inserido. Para abertura do processo de transferência de créditos de disciplinas cursadas em outra IES, deve ser entregue à secretaria os mesmos documentos comprobatórios mencionados acima, acrescido do Programa Analítico da disciplina a ser aproveitada.

Para cursar disciplinas como aluno especial é preciso mandar um email para pgeco@ufv.br e solicitar matrícula como aluno não vinculado, com os seguintes documentos em PDF anexados: formulário de inscrição para alunos não vinculados preenchido e assinado, diploma ou declaração de conclusão de curso, histórico escolar, certidão de nascimento, cópia do RG (frente e verso) e título de eleitor. Os documentos pessoais devem estar em um mesmo arquivo de PDF. E o aceite do professor responsável pela disciplina (pode ser o email dele concordando com a sua matrícula).

O rendimento acadêmico de cada disciplina é aferido por meio de um conceito ou nota.
Os conceitos são representados por símbolos conforme descrito na tabela abaixo. A nota final na disciplina é representada por um número inteiro, compreendido entre 0 (zero) e 100 (cem). De maneira geral, é aprovado na disciplina o estudante que obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) ou conceito S (Satisfatório).
É importante certificar-se de que baixo rendimento acadêmico (ver situações descritas no CAPÍTULO VIII, da RESOLUÇÃO Nº 18/2016) pode resultar em desligamento do programa. Por isso, seja assíduo nas aulas e participe das atividades (avaliativas ou não).

CONCEITOS

SÍMBOLOS

Incompleto

I

Cancelamento de inscrição em disciplina

J

Trancamento de Matrícula

K

Satisfatório

S

Não –Satisfatório

N

Em andamento

Q

Afastamento especial

W

6. Representação estudantil. Você não está sozinho!

Os representantes discentes atuais são os doutorandos André Araújo da Paz e Gabriela Zorzal Neves. Para contatá-los, a melhor forma é através do email: gabyzorzal@gmail.com ou andrearaujodapaz@gmail.com.

Os representantes discentes participam e atuam nas ações e obrigações em conjunto da Comissão Coordenadora do programa (Ver item 2). Além disso, fazem a interlocução entre a Comissão Coordenadora e os alunos do programa, visando informar os alunos sobre o funcionamento do programa e as demandas internas e levar à comissão as dúvidas e opiniões dos alunos. Ainda, fazem a interlocução entre a Associação de Pós-Graduandos da UFV (APG-UFV), Associação Nacional de pós-graduandos (ANPG) e os alunos do programa, visando informar os alunos sobre o funcionamento e as demandas da comunidade pós-graduanda nos âmbitos internos e externos à Universidade.

7. Bolsas de estudo e auxílio financeiro:

Alunos de mestrado têm direito a bolsa no valor de R$1500,00 mensal por 24 meses, alunos de doutorado possuem bolsa no valor de R$2200,00 por 48 meses e os pós-doutorandos recebem bolsa de R$4100,00 mensal.

Não necessariamente. As informações sobre disponibilidade ou não de bolsas são mencionadas nos editais de seleção para cursos de mestrado e doutorado. Atualmente, o número de vagas das seleções de candidatos a mestrado e doutorado da PPG-Eco, está desvinculada do número de bolsas a serem concedidas. Assim, a aprovação no processo seletivo não configura garantia ou compromisso de concessão de bolsas de estudos, uma vez que o PPG–Eco depende de recursos dos órgãos de fomento para concessão destes benefícios.

Para os candidatos selecionados, posteriormente haverá um outro processo seletivo para a distribuição de bolsas que eventualmente sejam obtidas pelo PPG–Eco. Poderão concorrer a essa seleção de bolsas todos os estudantes que tenham ingressado no Programa e que estejam sem bolsa e sem vínculo empregatício. Este processo seletivo será iniciado tão logo haja disponibilidade de bolsas para este fim. Dado o momento atual de grandes incertezas quanto ao fomento à pesquisa no Brasil, é impossível prever neste edital quando esta seleção ocorrerá.

Bolsas provenientes de projetos vinculados aos orientadores (ou seja, que não são do Programa) poderão ser concedidas aos estudantes de mestrado ou doutorado segundo critérios estabelecidos pelo(a) orientador(a), e independentemente da classificação do estudante, desde que o mesmo tenha sido aprovado neste processo seletivo.

Para receber bolsa, o aluno de mestrado ou doutorado assina um contrato com a agência de fomento responsável pelo repasse da bolsa. Cada agência possui seus termos de compromisso, mas normalmente a bolsa é de dedicação exclusiva não sendo possível acumular a bolsa de mestrado ou doutorado com outro emprego. No entanto, é de suma importância conferir o contrato de cada bolsa assinado pelos alunos.

Sim, é possível ter a ajuda de custos para atividades de campo e eventos acadêmicos. No entanto, o estudante deve encaminhar para coordenação um ofício com os seguintes dados: nome, justificativa, roteiro/programação/data, ciência e assinatura do orientador, para que possa ser avaliado o pedido. IMPORTANTE: é necessária a disponibilidade de verba na PPG-Eco para que esses apoios sejam efetivados.

8. Contatos e horários de atendimento da secretaria:

A secretária da PPG-Eco é responsável por tentar mitigar as dúvidas dos alunos. Essas duvidas podem ser enviadas por e-mail, telefono e Whatsapp. As mensagens de E-mail e Whatsapp serão respondidas, sempre que possível, entre às 10h e 16h, exceto aos sábados e domingos. Por motivos corriqueiros, alguma mensagem pode demorar para ser respondida. Seguem os contatos da PPG-Eco:

Whatsapp – (31) 36125017
E-mail – pgeco@ufv.br
Telefone – (31) 36125017

9. Projeto de pesquisa, dissertação e tese:

Todo estudante da Pós-Graduação deverá preparar, obrigatoriamente, um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de sua dissertação (aluno de mestrado) ou tese (aluno de doutorado). O projeto de pesquisa deverá ser elaborado sob a supervisão do Orientador ou da Comissão Orientadora e registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação via sistema SISPPG (https://www2.dti.ufv.br/sisppg/scripts/portal/). Além disso, o projeto dos discentes devem ser apresentados nos workshops – no 1º e 3º semestres para discentes do mestrado e no 2º, 4º e 6º para discentes do doutorado.
Os projetos de pesquisas dos estudantes candidatos ao título de Magister Scientiae ou de Doctor Scientiae deverão estar registrados via sistema SISPPG (https://www2.dti.ufv.br/sisppg/scripts/portal/) até o último dia letivo do terceiro e quinto semestres, respectivamente. O não cumprimento desses prazos implicará no conceito N em Pesquisa (BIO799).

O projeto de pesquisa deve ter no máximo 15 páginas, com fonte 12 e espaçamento 1,5, contendo no mínimo as seguintes seções: título, resumo, introdução, objetivo, métodos, resultados esperados e cronograma. Fique atento às instruções do período em que irá desenvolver seu projeto, pois algumas destas instruções podem ser alteradas.

Converse com orientador(a); Esta é a pessoa que te indicará textos (artigos, livros…) para leitura e que irá sugerir possibilidades para sua pesquisa, a partir também das ideias que você levar. Não tem problema nenhum chegar no PPG sem já ter um projeto pronto.

Entre em contato com o coordenador da PPG-Eco para auxiliá-lo a encontrar um orientador disponível.

Após várias tentativas de entrar em contato, por diferentes meios (telefone, aplicativo, e-mail e etc), é necessário que o pós-graduando entre em contato com o coordenador da PPG-Eco para encontrar outra maneira de contactar o orientador ou, em casos excepcionais, efetuar a troca de orientação.

Sim. Para efetuar a troca de orientador, o pós-graduando deve solicitar à Coordenação do Programa mudança de orientação, mediante justificativa fundamentada, e indicação de um novo orientador.

Sim, você pode ter coorientador(a). Assim como o(a) orientador(a), o(a) coorientador(a) também deve ser cadastrado(a) na ABA de orientação do Acadêmico PG. Caso o(a) coorientador(a) não seja ligado ao PPG-Eco, deverá ser solicitado credenciamento através de envio dos seguintes documento: diploma de doutorado e currículo lattes do(a) coorientador(a) e ofício do(a) orientador(a) para a comissão coordenadora do programa solicitando a inclusão.

Ao completar 18 meses de Mestrado ou 42 meses de Doutorado, o estudante deverá entregar à Secretaria do PPG-Eco a versão definitiva do plano de estudos e marcar a data provável de defesa de sua dissertação ou tese. Ele terá até o 24° e 48° mês de curso para realizar a sua defesa de dissertação e tese respectivamente. Excepcionalmente, por recomendação do Orientador e com a aprovação da Comissão Coordenadora, o CTP poderá conceder a extensão do prazo de defesa (veja pergunta 4.5. acima para mais detalhes).
O exame de qualificação de doutorado deverá ser realizado até o final do 30° mês de sua admissão no Programa. O descumprimento desse prazo implicará em conceito “N” em Pesquisa no semestre, até que o requerimento seja satisfeito ou o discente seja desligado do Programa.

10. Sites e links úteis:

11. Foreign students (Alunos estrangeiros):

PPG-Eco offers courses entirely in English, but they are not offered every semester.

The weekly seminars (subject BIO798 – Seminars in Ecology) were replaced by a mini-workshop per semester with fixed dates (always in early May and October).
Master’s students must present seminars (research project, preliminary research results…) in their first and third semesters and Doctoral students must present seminars in their first three even semesters (2nd, 4th, 6th period). This obligation above is valid even for students not enrolled in the seminar subject (BIO 798).
In addition to the mini-workshop presentations, each student must submit a written work, whether this is a project or an article in progress depending on the time of entry into PPG-Eco. This written part must be delivered one month in advance of the mini-workshop and will be corrected by the postdocs and/or researchers who will participate in the mini-workshop.
The course coordinator usually informs by e-mail which students must present at the mini-workshop, the deadlines for delivering the written part and the days of the event.

12. Calendário acadêmico:

É o calendário oficial da UFV. Ele aponta as datas referentes a todas as atividades acadêmicas da UFV. Os calendários e Graduação e Pós são diferentes e podem ser acessados na página do registro escolar da UFV (https://www.res.ufv.br/). É muito importante que os alunos leiam atentamente o calendário acadêmico em todos os semestres de seu curso.

13. Logos

O Programa de Pós – Graduação em Ecologia da UFV possui 5 logos disponíveis pra download em LOGOS DA PPG-ECO UFV. Todos os logos presentes nesse arquivo são imagens sem fundo, sendo 2 (duas) com o desenho na cor preta, 2 (duas) com o desenho na cor branca e 1 (uma) com o desenho na cor verde.