Seleção de candidatos ao mestrado e doutorado em Ecologia para ingresso em 2023/2

Pontos principais do edital de seleção de 2023/2 (ele ainda será online)

1. PREÂMBULO 

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPG–Eco) da Universidade Federal de Viçosa, em reunião realizada no dia 10/05/2023, estabeleceu as presentes normas do processo seletivo para o preenchimento de vagas para estudantes de mestrado e doutorado com ingresso no segundo período letivo de 2023. As etapas deste processo seletivo serão realizadas de forma remota. Eventuais problemas de conexão durante a seleção, que não forem causados pela comissão avaliadora, serão de total responsabilidade do(a)s candidato(a)s.

2. Vagas e Bolsas

Oito (08) para o mestrado e oito (08) para o doutorado

3. Cronograma

3.1. Abertura do edital: 12/05/2023. 

 

3.2. Fechamento do edital: 15/06/2023 (até as 18h00min) 

 

3.3. ETAPA I – PROVA ESCRITA: 21/06/2023 – será realizada às 08h00min (horário de Brasília), por meio de web conferência via Google Meets com todos os candidatos ao mestrado e doutorado. 

 

3.4 ETAPA II – Análise do HISTÓRICO ESCOLAR e do CURRICULUM VITAE: a partir de 23/06/2023.

 

3.5. Divulgação do resultado final: a partir de 26/06/2023

4. Etapas do processo de seleção e avaliação

4.1. Etapa I: PROVA ESCRITA (eliminatória): 

Essa etapa tem como objetivo testar a capacidade dos candidatos em interpretar resultados de um artigo científico a ser apresentado no momento da prova, e ligar estes resultados com a teoria ecológica. Um modelo da prova escrita contendo exatamente as perguntas da mesma encontram-se publicadas no link processo seletivo do site da PPG-Ecologia: https://www.posecologia.ufv.br/processo-seletivo/

 

Para realização dessa etapa da PROVA ESCRITA haverá uma reunião de todos o(a)s candidato(a)s com a banca examinadora em uma web conferência via Google Meets às 08:00h do dia 21/06/2023. O link dessa reunião será enviado por e-mail em tempo hábil. Nesta reunião será apresentada a prova e o artigo a ser usado para responder à prova, e o pdf de ambos serão disponibilizados. Em seguida o(a)s candidato(a)s terão quatro horas para resolver a prova e enviar a mesma via e-mail de forma escrita em documento de texto (formato pdf) com a sua devida identificação. O artigo a ser utilizado estará escrito em inglês e as questões de prova em português (vide modelo acima). As respostas da prova poderão ser escritas em português, inglês ou espanhol. A prova resolvida deve ser enviada para o endereço eletrônico pgeco@ufv.br. Todo o processo de execução da prova deverá ser feito com o candidato conectado à sala do Meet e com a câmera ligada. Cada candidato terá seu texto avaliado e receberá uma nota entre zero e 10, de cada avaliador. A nota final nessa etapa será dada pela média das notas de todos os avaliadores. Será considerado eliminado o(a) candidato(a) que não alcançar nota final igual ou superior a 6,0 (seis) nessa etapa.

4.2. Etapa II: AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE (classificatória): 

Consistirá em uma análise e pontuação do Currículo resumido apresentado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição. O Currículo resumido deverá ser formatado seguindo o modelo específico do PPG–Eco, que deverá ser obtido na página do PPG–Eco no link “Modelo de Curriculum” (https://drive.google.com/file/d/1Ui4QAjoJswRttPw4ma7gS-ARYXxwO2aE/view). Lembramos que é obrigatório anexar ao currículo resumido os respectivos comprovantes das atividades descritas. As atividades apresentadas no curriculum sem comprovação não serão pontuadas.