Seleção de candidatos para bolsa de Pós-doutorado 2024/1

Seleção de candidatos ao mestrado e doutorado em Ecologia para ingresso em 2024/1

Pontos principais do edital de seleção de 2024/1 (ele ainda será online)

Ressaltamos que este é um resumo das informações e recomendamos a leitura completa do edital.

1. PREÂMBULO 

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPG–Eco) da Universidade Federal de Viçosa, em reunião realizada no dia 31/10/2023, estabeleceu as presentes normas do processo seletivo para o preenchimento de vagas para estudantes de mestrado e doutorado com ingresso no primeiro período letivo de 2024. As etapas deste processo seletivo serão realizadas de forma remota. Eventuais problemas de conexão durante a seleção, que não forem causados pela comissão avaliadora, serão de total responsabilidade do(a)s candidato(a)s.

2. Vagas e Bolsas

Oito (08) para o mestrado e oito (08) para o doutorado

3. Cronograma

3.1. Abertura do edital: 01/11/2023.

 

3.2. Recebimento de inscrições: 01/11/2023 (a partir das 16:00h) a 27/11/2023 (até as 18h00h) – link: https://www2.gps.ufv.br/gps-web/editais/708/

 

3.3. ETAPA I – PROVA ESCRITA: 07/12/2023 – será realizada às 08h00min (horário de Brasília), por meio de web conferência via Google Meet com todos os candidatos ao mestrado e doutorado.

 

3.4 ETAPA II – Análise do CURRICULUM VITAE: a partir de 12/12/2023.

3.5. Divulgação do resultado final: a partir de 13/12/2023 (http://www.posecologia.ufv.br/).

4. Etapas do processo de seleção e avaliação

4.1. Etapa I: PROVA ESCRITA (eliminatória): 

Essa etapa tem como objetivo testar a capacidade dos candidatos em interpretar resultados de um artigo científico a ser apresentado no momento da prova, e ligar estes resultados com a teoria ecológica. Um modelo da prova escrita contendo exatamente as perguntas da mesma encontram-se publicadas no link processo seletivo do site da PPG-Ecologia: https://www.posecologia.ufv.br/processo-seletivo/ .

 

Para realização dessa etapa da PROVA ESCRITA haverá uma reunião entre todos o(a)s candidato(a)s e a banca examinadora por meio de uma web conferência via Google Meet às 08:00h do dia 07/12/2023. O link dessa reunião será enviado por e-mail em tempo hábil. Nesta reunião será apresentada a prova e o artigo a ser usado para respondê-la. Os arquivos PDF de ambos serão disponibilizados. Todo o processo de execução da prova deverá ser feito com a(o) candidata(o) conectado à sala do Meet e com a câmera ligada.

O artigo a ser utilizado estará escrito em inglês e as questões de prova em português. As respostas da prova poderão ser escritas em português, inglês ou espanhol.

O(A)s candidato(a)s terão quatro horas para resolver a prova e enviar a mesma via e-mail de forma escrita em documento de texto (formato pdf) com a sua devida identificação. A prova resolvida deve ser enviada para o endereço eletrônico (pgeco@ufv.br).

Cada candidato terá seu texto avaliado e receberá uma nota entre 0 (zero) a 10 (dez) pontos, de cada avaliador. A nota final nessa etapa será dada pela média das notas de todos os avaliadores.

Será considerado eliminado o(a) candidato(a) que não alcançar nota final igual ou superior a 6,0 (seis) nessa etapa.

4.2. Etapa II: AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE (classificatória): 

Consistirá em uma análise e pontuação do Currículo resumido apresentado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição. 

O Currículo resumido deverá ser formatado seguindo o modelo específico do PPG–Eco, que deverá ser obtido na página do PPG–Eco no link “Modelo de Curriculum” (https://drive.google.com/file/d/1Ui4QAjoJswRttPw4ma7gS-ARYXxwO2aE/view). Lembramos que é obrigatório anexar ao currículo resumido os respectivos comprovantes das atividades descritas. As atividades apresentadas no curriculum sem comprovação não serão pontuadas.