
Candidatos Selecionados
Até 20 de agosto de 2025.
1. Qual é o propósito do curso Ecologia e Conservação da Mata Atlântica?
O curso “Ecologia e Conservação da Mata Atlântica – UFV” tem como objetivo primordial proporcionar um treinamento abrangente, tanto teórico quanto prático, a estudantes de pós-graduação em ecologia e áreas correlatas. A intenção é capacitar os participantes no desenvolvimento de projetos de pesquisa e artigos científicos, com foco na compreensão aprofundada dos métodos, redação científica e comunicação oral. Para alcançar esse propósito, o curso enfatiza o processo de formulação de hipóteses e previsões, bem como a aplicação eficaz da teoria na construção do conhecimento científico. As atividades são conduzidas em diferentes Unidades de Conservação da Mata Atlântica. O curso possui atividades teóricas, como minicursos e discussões sobre a estrutura científica dos projetos, assim como atividades práticas, incluindo a coleta de dados, redação e apresentação oral de projetos de pesquisa de curta duração. É importante ressaltar que o objetivo central do curso não é treinar os(as) alunos(as) para a utilização de diferentes técnicas de coleta em campo, assim como para o treinamento em estatística e uso de softwares de análises de dados. Por fim, ressaltamos que as coletas de espécimes com fins de pesquisas individuais não serão permitidas.
2. Quando será o curso?
O curso será realizado no período de 08/10 a 31/10/2025.
3. Onde será realizado o curso?
O curso será realizado em duas Unidades de Conservação da Mata Atlântica:
Parque Estadual do Rio Doce (Marliéria-MG) e Parque Estadual Mata do
Limoeiro (Itabira-MG).
4. Quando é a inscrição?
As inscrições deverão ser realizadas no período de 05/08/2025 a 13/08/2025 (até
às 23:59h).
5. Como faço para me inscrever no curso?
Para realizar a sua inscrição, preencha a “Ficha de Inscrição” clicando AQUI!
Além das informações pessoais, cada candidato(a) deverá anexar no formulário
de inscrição uma proposta de pesquisa:
Regras para a elaboração da proposta de projeto de pesquisa (que será
anexada na ficha de inscrição). A proposta de pesquisa deverá ser planejada
para ser executada em um período de cinco dias, contando com até dois dias
para a coleta de dados em campo. A proposta deverá ter no máximo 3 páginas,
com espaçamento simples (1.0) e fonte Times New Roman, tamanho 12. As
propostas deverão conter título, nome do candidato(a), introdução (com
destaque claro para a pergunta, hipóteses e predições), método e referências. O
projeto deverá ser planejado para um ambiente de Mata Atlântica. As propostas
contendo trechos com plágio ou gerados por IA serão desclassificadas.
IMPORTANTE: O tema proposto não poderá ser relacionado com o mesmo
tema desenvolvido durante o seu mestrado e/ou doutorado. Os critérios de
seleção serão baseados na estrutura lógica do projeto e originalidade das
hipóteses e predições propostas.
6. Qual é o número de vagas do curso?
O curso possui 10 vagas para a UFV e é voltado exclusivamente para estudantes
de pós-graduação do PPG Ecologia da UFV. A preferência é dada para
estudantes que estão cursando o mestrado e para doutorandos(as) com até dois
anos de curso, que não fizeram nenhum curso de campo até o momento. Um
comitê de seleção formado pelos(as) coordenadores(as) selecionará os(as)
candidatos(as) visando maximizar a diversidade de estudantes tanto nos
interesses e disciplinas, quanto nas regiões e instituições.
7. Quando será divulgada a lista dos candidatos(as) selecionados?
Até 20 de agosto de 2025.
8. Como será a dinâmica do curso?
Os objetivos principais do curso são: (i) treinamento em método científico, incluindo levantamento de perguntas, hipóteses e previsões; (ii) apresentação e discussão de resultados; (iii) desenvolvimento de trabalho em equipe e capacidade de absorção de críticas construtivas; e (iv) conhecimento básico sobre ecologia da Mata Atlântica. As atividades do curso compreendem palestras, minicursos, e o desenvolvimento de projetos de pesquisa de curta duração. As palestras são ministradas pelo nosso corpo docente e enfocam questões variadas relacionadas às suas respectivas áreas de atuação científica. Os minicursos são divididos em 1) Método Científico 2) desenvolvimento de projetos de pesquisa; 3) redação de manuscritos científicos. O treinamento científico será baseado no desenvolvimento de projetos de pesquisa Orientados (PO) e Individuais (PI):
Projetos Orientados (PO)
Os Projetos Orientados são executados em grupos e orientados pelos(as) professores(as). Os grupos serão definidos pelos coordenadores, com base em uma estratégia que visa combinar competências complementares entre os membros. Na noite anterior à coleta de dados, cada professor(a) se reúne com o respectivo grupo para discutir a formulação das hipóteses e das previsões, assim como o planejamento experimental da coleta de dados. Na manhã seguinte, cada grupo realizará a coleta de dados. Na parte da tarde, cada grupo atuará no processamento e análise dos resultados, assim como na discussão dos processos ecológicos ou evolutivos envolvidos no trabalho. Além disso, durante a tarde, cada grupo deverá elaborar uma apresentação oral, que deverá ser entregue até às 18h. A parte da noite será reservada para a apresentação de cada trabalho. O grupo é responsável por escolher o(a) aluno(a) que irá apresentar o estudo. A apresentação deverá ser realizada em 10min. Após cada apresentação, os(as) professores(as) iniciam a arguição sobre o projeto desenvolvido ao longo do dia. No dia seguinte, cada grupo deverá elaborar um manuscrito completo (PO1) ou um resumo completo (PO2) com base nos dados do projeto desenvolvido. As regras para a elaboração dos resumos/manuscritos serão fornecidas no início do curso. Todos os manuscritos e resumos serão corrigidos ao longo do curso pelos(as) professores(as), o que simulará o processo de submissão para uma revista ou evento científico.
Projeto Individual (PI)
No Projeto Individual (PI), cada estudante terá aproximadamente uma semana para planejar e desenvolver seu estudo. A proposta do projeto individual deve ser submetida à aprovação dos professores por meio de reuniões com o corpo docente do curso, que serão realizadas antes do início das coletas em campo. Em seguida, cada aluno(a) terá três dias para a coleta de dados, análise, interpretação e discussão dos dados, assim como para a redação do manuscrito. O manuscrito será submetido a uma revista fictícia do curso e receberá várias correções, visando atingir o nível de publicação no livro do curso (com processo semelhante ao do Projeto Orientado). No último dia do curso, todos os estudantes deverão apresentar seus projetos individuais (apresentação oral, em formato de apresentação de curta duração em evento científico). É importante ressaltar que o Projeto Individual não necessariamente será o mesmo projeto enviado para a inscrição ou seleção no curso. Incentivamos os estudantes a construírem diferentes alternativas de investigação ao longo do curso.
9. Como será a minha avaliação no curso?
O curso integra as disciplinas BIO630 (8 créditos) e BIO631 (4 créditos) da UFV.
A avaliação será baseada na qualidade da participação e desenvolvimento
científico de cada participante ao longo de todo o curso, incluindo o conteúdo de
seus trabalhos escritos e apresentações orais, e a capacidade de trabalho em
grupo.
10. Qual o custo para participar do Curso de Campo?
O curso é gratuito e financiado pelo PPG-Ecologia UFV. O curso fornece
alimentação, alojamento e transporte entre a UFV e as Unidades de
Conservação.
11. Dúvidas?
Para mais informações: ecologiadamataatlantica@ufv.br